Sobre

Em um tempo no qual as mudanças acontecem com grande velocidade na sociedade e na economia,
a tradição ganha extremo valor. E no mercado de beneficiamento de sal, Azevedo, Bento é a mais tradicional.

Fundada em 9 de abril de 1855, em Porto Alegre, Azevedo, Bento é a mais antiga empresa do Rio Grande do Sul em atividade. Na época, ainda se chamava Macedo, Irmão e Azevedo.

Anterior ao Theatro São Pedro, que foi finalizado em 1858, e da ligação telegráfica entre Porto Alegre
e o resto do Brasil, que foi efetivada apenas em 1866, a empresa iniciou suas operações suprindo
o mercado local com importação de sal e de outros produtos.

img-sobre_historia

A partir da década de 1920, as importações perderam força e o sal vindo do exterior foi substituído pelo produto oriundo do Nordeste do País. No começo dos anos 1930, Azevedo Bento estava instalada em um armazém de apenas 1.600 metros quadrados. Atualmente, a empresa ocupa uma área de 10.300 metros quadrados em Porto Alegre, que foi sendo consolidada gradativamente, através de aquisição de terrenos anexos.

A empresa atua em três segmentos distintos: Consumo Humano, Nutrição Animal e Uso Industrial. Além desses mercados, opera fortemente na terceirização de marcas próprias.

O sal, nossa principal matéria-prima, vem do Rio Grande do Norte. Nas unidades de produção o sal bruto é beneficiado, embalado e comercializado para diversos fins.

O sal para Consumo Humano e os produtos de Nutrição Animal são vendidos em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

img-sobre_fachada

Qualidade Certificada

Azevedo Bento segue um modelo de gestão de qualidade que prioriza a melhoria contínua de seus processos e colaboradores, cumprindo, assim, todos os requisitos exigidos pela Anvisa, pelo Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

O controle de qualidade dos produtos é realizado desde a aquisição das matérias-primas até a distribuição
do produto final. Há Procedimentos Operacionais Padrão (POP), nos quais são descritas todas as atividades relacionadas à qualidade, com a utilização de planilhas de controle, garantindo a segurança e excelência
dos produtos e serviços.

Azevedo Bento possui uma sistemática de Qualificação e Avaliação de fornecedores, pois acredita
que para assegurar um produto de qualidade são necessárias, também, matérias-primas adequadas.

A qualidade do sal para Consumo Humano, Nutrição Animal e Uso Industrial é controlada através de análises realizadas nos laboratórios ALAC e CIENTEC. As análises de controle de iodo e antiumectante são efetuadas em laboratório próprio, devidamente equipado. Quanto aos suplementos minerais, mensalmente as análises são feitas, no laboratório Rodhes, em São Paulo, conforme planos de amostragem dos produtos acabados
e das matérias-primas empregadas.

O setor de qualidade atua, também, como suporte técnico ao cliente, esclarecendo dúvidas e auxiliando em questões relacionadas aos produtos. Este suporte ao cliente é complementado por uma equipe de veterinários, técnicos agrícolas e administradores rurais, que orientam quanto à forma mais adequada de aplicação dos nossos produtos, a fim de obter melhores resultados.